Desde Oviedo até Santiago dizem que são 321km, com os complementares acho que são mais… mas seja o número que for é um caminho que convida à profundidade, há introspeção, ao ir lá dentro, bem dentro de nós próprios. É um caminho muito desafiador, dizem por aí 😉que é o mais desafiador de todos, devido às subidas e descidas ingremes, mas garanto que vale cada centímetro, porque é um caminho autêntico…até Lugo. Depois a coisa muda, e não é para melhor, na minha opinião.
É um caminho mais masculino, assim como o do norte, não por nenhuma razão em especial mas os números falam por si (-13%|2023). É essencial estar preparado mentalmente para os desafios, determinação, manter-se aberto para novas experiências, oportunidades de crescimento pessoal e vivenciar momentos inesquecíveis conectando-se com a história e espiritualidade de uma rota milenar.
Durante o caminho passamos por muitas aldeias históricas, muita cultura se encontra no Primitivo. Mas também nos cruzamos com aldeias abandonadas, tal como em Portugal simplesmente há espera que alguém se lembre como é bom viver de forma mais simples e conectado com a natureza. De todas as terras por onde passei há 3 que entraram directo no ❤ Pola de Allande (vou regressar até porque ficou algo por fazer) foi o meu lugar mágico, a energia da conexão com o ✨💫ocorreu aqui. Tineo pelas pessoas com quem me cruzei, pelas suas histórias e pelo local, mas mais pela parte turística do que por outro sentimento e nunca vou esquecer a chegada a Grandas de Salime, momento UAU!!!






Muitos disseram-me que fiz o caminho mais bonito de todos, pois…aqui o meu ❤ divide-se. Eu adoro caminhar longas distâncias, e caminhar no meio da natureza e animais para mim é top.
As paisagens Asturianas são lindas, principalmente no final de Dezembro com frio, muitooo gelo e sol. O Universo deu tudo para que eu saísse deste camiño com o ❤ cheio de gratidão.
Mas entre paisagens asturianas e Bosque de Armenteira – Ruta de la Piedra y del Agua (Galicia) o meu ❤ não consegue escolher e está tudo bem.
Agora as coisas menos boas: para as mulheres, preparem-se para uma abordagem masculina, na minha opinião, pouco alinhada com o caminho, resolve-se fácil, mas é o caminho Primitivo e não outra coisa. Se tiverem dispostas ok, eu estava ali com outro objetivo. Não quero de todo estigmatizar os géneros, acredito que deve ser igual se for ao contrário até porque me apercebi disso, mas apenas reflete a realidade que vivi e a minha postura no camiño, apenas e só isso.
Aconselho vivamente a terem sempre convosco (sim, mesmo quando dormem!) o cartão de cidadão, cartões de crédito e pertences de valor, para não terem surpresas como nós tivemos, há pessoas que não estão no albergue com os mesmos valores que os vossos.2Buen Camino!
Citação marco do Caminho: Paulo Coelho











