O meu caminho

Este é o espaço onde vou partilhar os Caminhos…

Da vida, de Santiago e de tantos outros.

Há caminhos que se cruzam e de repente o caminho de Santiago cruza-se com a vida, com o ESG, com o reporte, com as pazes com a geografia e o caminho da saída de Lisboa para o centro do país.

Às vezes o fim de um Caminho é só o inicio de uma nova jornada.

E quantas vezes essas jornadas nos levam cruzar caminhos nunca imaginados. Em cada passo desafios, aprendizagens, novos lugares surpreendentes e cada um traz consigo oportunidade de crescimento, autoconhecimento, conexão e empatia. E faz-nos enfrentar a vida com coragem, curiosidade e gratidão pelo que ainda está por vir.

“Viva como se fosse morrer amanhã.

Aprenda como se fosse viver para sempre.”

Mahatma Gandhi

O meu caminho começa há muitos anos desde que me reconheço como alguém diferente, não diferente de ser melhor, diferente na maneira como encaro a vida. Faço diligentemente a minha parte, aceito os desafios que o Universo me envia, e encaro esses desafios como algo de que preciso de trabalhar, para alinhamentos perfeitamente imperfeitos.

Sou um 10 ou traduzindo, faço parte da legião da conclusão e renovação, por outras palavras “representa a totalidade e a perfeição divina, além de simbolizar a conexão entre o mundo material e o espiritual“. E por isso é que as mudanças foram sempre interpretadas como algo bom, sempre foram encaradas como crescimento, aprendizagem algo novo, é sempre muito bom no sentido da transformação, aliás mudar é um verbo que consigo conjugar em todos os tempos sem qualquer problema😉.

Mas agora cheguei ao pico da mudança😃mudar da minha cidade e chegar a casa. Encontrei exatamente o local a que chamo casa. Fui exigente no pedido, calma!!, também não é assim, se não iria parar sei lá onde, o Universo✨ entendeu a mensagem, teria de estar perto de uma cidade. E, assim para não haver queixas, estou perto de 3. Bem no centro do país, no meio da natureza, onde reina a calma, a serenidade, a tranquilidade, onde o tempo parece que passa mais devagar e tenho água (fazia parte do pedido!!!), um rio, uma ribeira e uma queda de água, a perfeição natural.

Se não tivesse feito o Camiño de Santiago (o meu!) em Abril de 2023, posso garantir que aqui não estava, toda a minha bussola apontava para sul, aliás o norte nunca foi questionado. E durante o caminho senti o chamamento para norte, percebi perfeitamente o que estava acontecer e quando cheguei à minha cidade, foi um choque, a sensação de que a morada estava em causa, bateu muito forte. Desde aí foi procurar o local, era a norte, mas onde??? E o chamamento interno foi sempre o mesmo, onde sentires com o ❤ . E todo o meu caminho de vida se resume a isto….deixar de racionalizar e começar a sentir.

O que o meu camiño fez foi exatamente isto, “obrigar-me” a sentir. Foi caricato que a minha intenção foi deixar a minha vida no camiño (através de pedras) e no penúltimo dia senti que o ❤ também teria de ficar, o antigo, o que estava todo em pedaços e que cirurgicamente colei e até podemos dizer que estava apresentável, mas não encaixava na vida nova que o caminho tinha para me dar, e lá ficou. Tive o cuidado de o deixar num local lindo, sei exatamente o local onde ficou e em Santiago foi-me dado tudo. Tinha muito mais do que algum dia teria coragem de pedir, não que não merecesse, mas por causa das crenças limitantes. O que recebi está alinhado com todo o caminho que fiz. Se este caminho para chegar aqui teve muita dor? o máximo, mais do que suportável. Mas há sempre 2 caminhos o da dor, que foi sempre a minha opção e do amor que comecei a viver, e desde que abracei viver em simplicidade e felicidade que sou muito, mas mesmo muito mais feliz.

Foi um caminho que começou há quase 5 anos, com passos dados muito devagar, neste tempo várias etapas foram feitas mas ainda faltavam 277km para chegar lá. O caminho da vida, o de Santiago e de novo o da vida cruzam-se de forma harmoniosa. Não estava preparada para o que Santiago tinha para mim como caminho, mas sou muito grata pelo que me estava reservado, simples, mágico e transformador.

E se antes de fazer o camiño tinha uma profunda comoção, após fazê-lo foi uma ligação espiritual que não consigo traduzir em palavras. É algo tão profundo, ao ponto de ter encontrado O caminho, o do Universo, o das estrelas, o do ❤, o do sentir e o da conexão profunda com o todo. Este camiño foi feito para mim, não tenho nenhuma dúvida a este respeito, era o meu caminho, todas as decisões que tomei levaram-me a vivê-lo. A mística do Camiño de Santiago tive o privilégio de a viver porque a senti, porque me permiti sentir, porque não controlei absolutamente nada e acho que é este o grande segredo da vida em felicidade, é o aceitar o que o Universo✨ tem para nos dar. Tão simples, que de tão simples achamos que deve haver algo mais, mas não, é mesmo simples, é deixar fluir, sentir e viver. Simples assim!

Por agora é tudo porque tenho de ir ali viver/sentir um caminho, de Santiago ou o da vida, que são o mesmo.

Até já! 2BuenCamino

Fonte da imagem: https://turismodocentro.pt/2020/08/roteiro-pela-serra-do-espinhal-em-busca-da-cascata-da-pedra-da-ferida-sapo-viagens/